Turistas encontram muita beleza e tranquilidade nas propriedades da Serra do Japi (SP)
A Serra do Japi pertence a quatro cidades, mas sua maior parte fica em Jundiaí (SP) e Cabreúva (SP). Com uma área de 35 mil hectares, a reserva é uma opção para quem está em busca de calmaria. Serra do Japi é destino de milhares de pessoas no interior de São Paulo. Grande parte da reserva fica em Jundiaí (SP)
Reprodução/TV TEM
Estar rodeado de natureza é uma forma de fugir da rotina cansativa das cidades. Afinal, muitas pessoas buscam lugares a céu aberto e com muito verde para ter um pouco de paz e tranquilidade.
A Serra do Japi, por exemplo, pertence a quatro cidades, mas sua maior parte fica em Jundiaí (SP) e Cabreúva (SP). Com uma área de 35 mil hectares, a reserva é uma opção para quem está em busca de calmaria.
Por lá é possível encontrar diversas cachoeiras, plantas das mais variadas espécies e animais silvestres: uma viagem pela biodiversidade. É um lugar tão rico para a natureza que foi considerado pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Serra do Japi pertence a quatro cidades, mas sua maior parte fica em Jundiaí (SP) e Cabreúva (SP)
Reprodução/TV TEM
Em uma propriedade que fica entre as cidades de Jundiaí e Cajamar (SP), as trilhas no meio da natureza atraem cerca de 60 pessoas a cada fim de semana, e contam com três caminhos de até oito quilômetros, que podem ser feitos a pé ou com bicicleta. Pelo trajeto é possível observar borboletas, escutar o canto dos pássaros e o barulho das cachoeiras.
Em alguns trechos da reserva, a visita precisa ser guiada como forma de preservar o ecossistema. A pessoa responsável por guiar as visitas dá algumas explicações e orientações para manter a preservação da natureza.
Ao final da trilha, os aventureiros podem provar um almoço caipira feito no fogão à lenha. Cerca de 120 pessoas, algumas que não fazem a trilha, passam pelo restaurante aos fins de semanas.
Veja a reportagem exibida no programa em 24/12/2023:
Turismo na Serra do Japi
Em uma fazenda em Cabreúva é possível estar em contato com muito verde, cachoeiras e riachos com águas cristalinas que vêm das nascentes da Serra do Japi com uma vista privilegiada.
Além do ar puro, a fazendo proporciona aos turistas o contato com os cavalos, com os bois, comida caipira feita no fogão de lenha e muito sossego.
Pessoas de todo o Brasil escolhem a Serra do Japi como destino para estar em contato com a natureza. Só o trecho da serra em Jundiaí recebe mais de um milhão de visitas por ano.
VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Fonte: G1