Checklist: as responsabilidades de uma empresa terceirizada
A terceirização de serviços é cada vez mais buscada por empresas que querem ser mais estratégicas, delegando atividades que não estão relacionadas ao seu negócio principal. Colaborador terceirizado da Security
Reprodução/Security Segurança e Serviços
A terceirização de serviços cresce exponencialmente no país, atuando de forma estratégica em organizações dos mais diversos segmentos, permitindo que elas se concentrem em suas atividades principais, busquem eficiência e redução de custos.
Isso porque, um dos principais benefícios para a contratante é a possibilidade de delegar as atividades que não fazem parte do seu core business, deixando esses esforços, responsabilidades e burocracias em função de uma empresa especializada.
No entanto, é muito importante estabelecer relações saudáveis e de confiança entre as partes. Isso começa a partir da compreensão de tudo aquilo que está inerente às atividades da terceirizada e suas devidas obrigações perante colaboradores, clientes e instituições legais.
Responsabilidades com os colaboradores
Um profissional terceirizado responde diretamente à empresa contratada, que fica responsável em cumprir com as obrigações legais e éticas, garantindo um ambiente de trabalho justo e seguro. Podemos destacar:
Direitos trabalhistas: deve cumprir com todas as legislações trabalhistas vigentes e manter uma relação transparente e ética com sua equipe, assegurando um salário justo, benefícios, jornada de trabalho adequada, férias remuneradas, 13º salário, entre outros itens.
Ambiente de trabalho seguro: a segurança dos profissionais é prioridade em qualquer lugar e consiste em adotar políticas, práticas e medidas adequadas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, como: realização de treinamentos regulares e o fornecimento dos equipamentos de proteção individual (EPI) necessários.
Capacitação e desenvolvimento: é essencial que a empresa terceirizada invista em seu time, tanto em treinamentos específicos para as atividades desempenhadas, quanto em programas de desenvolvimento profissional e oportunidades de crescimento dentro da empresa.
Resolução de conflitos: a contratada deve mediar conflitos, buscar soluções negociadas e intermediar os interesses dos seus profissionais.
Saúde e bem-estar: deve assegurar benefícios de saúde, programas de incentivo à qualidade de vida, suporte psicossocial e outras medidas que contribuam para o bem-estar geral dos colaboradores.
Terceirização de recepcionista/telefonista
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Responsabilidades com os contratantes
Atender às expectativas dos clientes é fundamental para estabelecer relações comerciais sólidas e duradouras. Diante disso, podemos citar os seguintes pontos cruciais.
Qualificação da mão de obra: a seleção criteriosa dos profissionais terceirizados, verificação de competências, experiência e habilidades necessárias é o que garante a excelência na entrega dos serviços e conformidade com as normas das instituições que regulamentam e fiscalizam as atividades de segurança e facilities.
Cumprimento de prazos: respeitar os prazos estabelecidos demonstra compromisso, profissionalismo e requer uma gestão eficiente do tempo, planejamento adequado e uma equipe organizada.
Qualidade dos serviços: é indispensável a adoção de padrões de qualidade, monitoramento contínuo e a implementação de medidas corretivas, se necessário.
Suporte eficiente: consiste em possuir canais de comunicação claros e acessíveis, disponibilidade para responder a perguntas e resolver todo tipo de problema que possa surgir nas operações.
Confidencialidade de dados: medidas de segurança adequadas devem ser implementadas para evitar o vazamento ou uso indevido das informações sensíveis dos clientes.
Terceirização do serviço de Limpeza e Conservação
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Responsabilidades legais e financeiras
É essencial que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentos fiscais, trabalhistas e sociais, além de manter uma gestão financeira transparente.
Encargos trabalhistas: é de responsabilidade da empresa terceirizada o pagamento dos encargos trabalhistas de seus colaboradores. Isso inclui contribuições para a Previdência Social, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e outros benefícios estabelecidos pela legislação.
Transparência nas negociações contratuais: ao estabelecer contratos a empresa deve agir com transparência nas negociações, isso envolve a apresentação clara e detalhada dos serviços a serem prestados, valores envolvidos e condições contratuais.
Regulamentações: A atividade de segurança privada no Brasil é controlada pela Polícia Federal, que determina requisitos e atributos a serem fiscalizados.
A vigilância patrimonial armada e desarmada, por exemplo, são atuações que demandam um alto nível de responsabilidade e rigidez. Tudo passa por processos de avaliação, cada profissional contratado e posto de trabalho precisa estar dentro do padrão exigido para receber autorização de execução.
Por sua vez, na gestão de facilities algumas atividades também necessitam ser operacionalizadas conforme as diretrizes de algumas instituições.
Por exemplo, o Corpo de Bombeiros é responsável pela fiscalização e aplicação das regulamentações de segurança contra incêndios.
Assim como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), também dita aspectos como a saúde ocupacional, entre outros.
Conte com uma empresa de confiança
Diante do que foi visto, optar pela terceirização, hoje, se mostra um dos melhores caminhos para as organizações dos mais diversos segmentos.
Contudo, para ter bons resultados é muito importante ser criterioso no momento de contratação dos serviços e certificar-se de escolher uma prestadora que seja referência não apenas no setor, mas também em seu compromisso com as devidas obrigações e responsabilidades.
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Fonte: G1