Patrulha Rural triplicou atendimento aos produtores
A prestação de serviço foi ampliada após a aquisição de mais equipamentos. O crescimento foi de 160% em relação ao ano de 2022
Prefeitura de Tupã/Divulgação
A Patrulha Rural, mantida pela Secretaria Municipal de Agricultura de Tupã, triplicou seu atendimento aos produtores rurais em 2023, com cerca de 1.200, contra 471 em 2022 – um crescimento de quase 160%, após o desmembramento da pasta.
O crescimento no atendimento aos produtores rurais atinge até 2.000%, quando comparado a 2021, período em que Agricultura era vinculada ao Meio Ambiente. Apenas 51 produtores fizeram uso da Patrulha Rural.
A tendência de aumento na demanda foi constatada na mesma proporção em que a prefeitura ampliou a aquisição de maquinários, equipamentos e implementos.
“Esse esforço para estender o benefício a um número cada vez maior de produtores rurais do município se deve às ações políticas do prefeito Caio Aoqui e do vereador Eliézer de Carvalho. Dentro desta perspectiva estava a necessidade de desmembrar Agricultura de Meio Ambiente para proporcionar um atendimento personalizado ao homem do campo”, apontou o secretário de Agricultura, Anderson Luiz Pereira.
Os beneficiários são pequenos e médios produtores rurais, que brevemente contarão com mais uma prestação de serviço da Patrulha Rural – o Projeto Silagem, que consiste na aquisição de uma carreta para transbordo, forrageira e um trator de 115 cavalos. O investimento será de R$ 500 mil, através de verba do deputado federal Jefferson Campos.
Equipamentos
O agro local se utiliza dos equipamentos que compõem a Patrulha Rural – gradão, grade niveladora, grade de arado, tombadores, distribuidor de calcário, plantadeira de mandioca, subsolador, sulcador, pá carregadeira e retroescavadeira.
Recentemente, foram incorporados à frota um caminhão basculante e uma distribuidora de sementes. A distribuidora está com alta demanda por parte de proprietários rurais que desejam reformar a pastagem.
Os implementos agrícolas auxiliam o produtor rural no manejo do solo em suas tarefas diárias dentro das lavouras, sendo muito utilizados por aumentar a agilidade e rapidez dos processos de produção.
Além de maquinários, a Secretaria de Agricultura ainda disponibiliza para os produtores rurais toda assistência técnica com engenheiros agrônomos e ambiental, técnico agrícola, médico veterinário e advogado.
Novos equipamentos fazem parte da Patrulha Rural
Prefeitura de Tupã/Divulgação
Agro+
A pasta da Agricultura atua em conjunto com outras Secretarias Municipais e seus pedidos junto ao governo estadual são amplos para beneficiar o agro. Atualmente, a administração pediu à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado mais 2 caminhões Pipas e 2 Patrol e, junto ao Programa AgroSP+Seguro (2 camionetes 4×4).
Os caminhões e as máquinas serão destinados às Secretarias de Planejamento e Infraestrutura e de Meio Ambiente.
“São as duas Secretarias que também atuam em parceria com a Agricultura no atendimento direto ao homem do campo, seja na manutenção de quase 600 km de estradas ou no combate às queimadas em períodos de estiagem muito comum no período de seca”, justificou o secretário Anderson Luiz sobre as reivindicações.
Fonte: G1