Campeões do carnaval são definidos em Bauru




Apuração das notas, com início às 15h, será no Centro Cultural ‘Carlos Fernandes de Paiva’, na Secretaria de Cultura. Seis escolas e cinco blocos brigam pelo título carnavalesco. Apuração do carnaval de Bauru será realizada na Secretaria de Cultura
Anderson Camargo/TV TEM
A escola de samba e o bloco campeões do carnaval de Bauru (SP) serão conhecidos na tarde desta quarta-feira (14). A apuração das notas, com início às 15h, será no Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva”, na Secretaria de Cultura, que fica na avenida Nações Unidas, 8-9, no Centro da cidade.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Inicialmente será conhecido o bloco campeão do desfile 2024. Império da Lagoa do Sapo, Ritmeira, Unidos do Jardim Petrópolis, Pérola Negra e Dragões Unidos da Vila disputam o título deste ano.
Na sequência, serão conhecidas as notas das seis escolas que desfilaram na avenida Jorge Zaiden, no sábado (10) e segunda-feira (12).
Disputam o título do carnaval 2024 em Bauru, as escolas Mocidade Unida da Vila Falcão, Acadêmicos da Cartola, Tradição da Zona Leste, Estação Primeiro de Agosto, Coroa Imperial da Grande Cidade e Pé de Varsa.
A Comissão Julgadora, que vai avaliar os desfiles das escolas de samba, será composta por 18 julgadores, com dois jurados para cada um dos nove quesitos a serem avaliados:
Quase 8 mil pessoas estiveram na Avenida Jorge Zaiden durante desfiles de Carnaval em Bauru
TV TEM/Reprodução
Bateria
Samba-enredo
Harmonia
Evolução
Enredo
Alegorias e Adereços
Fantasias
Comissão de Frente
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
A Comissão Julgadora, que vai avaliar os desfiles dos blocos, será composta por dez julgadores, com dois jurados para cada um dos cinco quesitos a serem avaliados:
Bateria
Samba-enredo
Evolução e Empolgação
Enredo
Fantasias, Alegorias e Adereços
Interdições
Por causa da apuração, o Grupo de Operações de Trânsito (GOT) interditará o quarteirão 8 da Avenida Nações Unidas, lado ímpar, no sentido da Avenida Rodrigues Alves/Nuno de Assis, em frente ao Teatro Municipal.
A interdição será a partir das 13h e seguirá até o término da apuração. Haverá compartilhamento de pista no sentido Avenida Nuno de Assis/Rodrigues Alves. O GOT dará apoio ao trânsito.
Se o número de participantes for maior que o esperado, o GOT interditará a pista no sentido Nuno de Assis para a Rodrigues Alves.
Nesse caso, o trânsito será desviado pelas ruas Ezequiel Ramos, Caiapós, Presidente Kennedy, voltando para Avenida Nações Unidas e no sentido oposto, pelas ruas Presidente Kennedy, Antônio Alves, Ezequiel Ramos voltando para a Avenida Nações Unidas.
Os ônibus que circulam neste trecho da Avenida Nações Unidas seguirão o mesmo desvio.
Desfiles
Pelo segundo ano, a interdição do Sambódromo de Bauru, o segundo mais antigo do Brasil, fez com que os desfiles fossem realizados na Avenida Jorge Zaiden.
A passarela do samba foi aberta no sábado (10), quando desfilaram duas escolas e dois blocos, além da Realeza do Carnaval 2024. Estiveram na avenida os blocos Império da Lagoa do Sapo e Pérola Negra e as escolas Estação Primeiro de Agosto e Mocidade Unida da Vila Falcão.
Carnaval 2024: Bauru tem 2ª noite de desfile nesta segunda-feira
A escola de samba Pé de Varsa, que seria a primeira a desfilar no sábado, teve sua apresentação remarcada para segunda-feira. O pedido foi feito pela própria agremiação, e aceito após aprovação das demais escolas de samba.
Império da Lagoa do Sapo
O bloco abriu o carnaval de Bauru referenciando o maior jogador de todos os tempos: Pelé. Com o enredo “Hoje Meu Sapo É Rei”, o bloco trouxe detalhes da passagem de Pelé por Bauru.
Pérola Negra
Segundo bloco a se apresentar na noite de sábado (10), o bloco Pérola Negra referenciou trouxe como samba-enredo “A Arte da Malandragem” e sacudiu os foliões que estiveram na Avenida Jorge Zaiden.
Estação Primeiro de Agosto
Com 300 integrantes, a Estação Primeiro de Agosto decidiu revisitar a história de Bauru. Voltando no tempo, a agremiação contou através do desfile como Bahuru, antigo distrito de Espírito Santo da Fortaleza, foi transformado em sede do município após o “golpe do relógio”, como é conhecido regionalmente.
Na ocasião, vereadores adiantaram seus relógios e deram início à sessão da Câmara antes do esperado, efetuando a votação da transferência da sede para a atual Bauru.
Mocidade Unida da Vila Falcão.
Reverenciando a cultura afro-brasileira, a escola de samba Mocidade Unida da Vila Falcão, campeã de 2023, fechou o primeiro dia de desfiles, em Bauru.
Sob o enredo “Se o samba tem mandinga, vem da África nossa ginga”, a agremiação exaltou os valores ancestrais africanos.
Na segunda-feira, desfilaram os blocos Ritmera, Unidos do Jardim Petrópolis e Dragões da Vila e das escolas Coroa Imperial da Grande Cidade, Tradição da Zona Leste, Acadêmicos da Cartola e Pé de Varsa passarem pela avenida.
Segundo dia de desfiles em Bauru reúne mais de 8 mil pessoas na Avenida Jorge Zaiden
Ritmera
O bloco Ritmera homenageou o samba e lembrou quando o ritmo foi considerado crime no Brasil.
Unidos do Jardim Petrópolis
Já o bloco Unidos do Jardim Petrópolis cantou Bezerra da Silva, um dos mais importantes cantores e compositores brasileiros.
Dragões da Vila
Campeão em 2023, o bloco Dragões da Vila foi o último a se apresentar. Com o tema Pierrô e Colombina, eles falaram da saudade dos antigos carnavais.
Coroa Imperial da Grande Cidade
Após atraso de duas horas entre a última apresentação dos blocos e a primeira escola a desfilar, o público pode acompanhar o samba-enredo ‘Onde houver ódio que eu leve o amor’, da escola Coroa Imperial. A agremiação resolveu falar tolerância e compaixão em tempos de ódio.
Tradição da Zona Leste
Com 10 alas e quatro alegorias, a escola contou a história de um amor impossível entre o sol e a lua, uma lenda tribal. O desfile contou com muitos elementos indígenas e também místicos, trazendo o samba-enredo “Sol e Lua, a história de um amor impossível”.
Acadêmicos da Cartola
Com o samba-enredo “Os Sentidos da Vida – Cartola de alma e coração na avenida”, a escola decidiu valorizar a vida e as sensações humanas. 450 integrantes participaram do desfile da escola.
No entanto, problemas técnicos prejudicaram a apresentação. Integrantes da escola viram o caminhão de som apresentar um problema que afetou o desfile e interrompeu a apresentação por cerca de 12 minutos. O cabo teria sido rompido por um funcionário da organização do carnaval.
Cartola registrou BO após problema em carro de som durante carnaval em Bauru
Grazielly Zagatto/JCNet/Reprodução
Esse funcionário contou à agremiação que um dos fios do som estaria embaraçado no caminhão e, enquanto tentava desenrolá-lo, o cabo se rompeu. Diante da interrupção do som, a escola precisou esperar, na própria avenida, a troca do carro para continuar o desfile.
Por causa de falhas no som, a escola de samba Acadêmicos da Cartola registrou um boletim de ocorrência para apurar as causas do problema. Diante dos problemas, a Cartola teme ser prejudicada na apuração dos votos, em especial no quesito evolução.
Pé de Varsa
Pela primeira vez como escola de samba, a agremiação fechou os desfiles prestigiando a “cerveja, combustível da alegria”. Sob o enredo “Embriagado de Paixão… No meio desta Folia… Cerveja, o combustível da alegria!”, o Pé de Varsa encerrou o carnaval bauruense já na madrugada de terça-feira, às 4h30.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:




Fonte: G1

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.