Escola de samba Cartola vence o carnaval 2024 em Bauru
Com o samba-enredo ‘Os Sentidos da Vida – Cartola de alma e coração na avenida’, a escola Acadêmicos da Cartola decidiu valorizar a vida e as sensações humanas. Esse é o 15º título da agremiação no carnaval bauruense. Entre os blocos, vitória foi do Dragões da Vila. Cartola registrou BO após problema em carro de som durante carnaval em Bauru
Grazielly Zagatto/JCNet/Reprodução
A escola de samba Acadêmicos da Cartola é a grande campeã do carnaval 2024 em Bauru (SP). A apuração ocorreu na tarde desta quarta-feira (14), no Teatro Municipal.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A Cartola levou o 15º título do carnaval bauruense ao acumular 178,4 pontos ao final da apuração. A Mocidade Unidade da Vila Falcão, campeã em 2023, ficou em segundo lugar, com 177,4 pontos, e, em terceiro, a Coroa Imperial, com 173,5 pontos.
Com o samba-enredo “Os Sentidos da Vida – Cartola de alma e coração na avenida”, a escola decidiu valorizar a vida e as sensações humanas. 450 integrantes participaram do desfile da escola.
Classificação final
Acadêmicos da Cartola – 178,4 pontos
Mocidade Unida da Vila Falcão – 177,4 pontos
Coroa Imperial da Grande Cidade – 173,5 pontos
Estação Primeiro de Agosto – 172,8 pontos
Tradição da Zona Leste – 168,1 pontos
Pé de Varsa – 162,5
Problemas técnicos
Nem mesmo os problemas técnicos foram capazes de atrapalhar o desempenho da agremiação. Integrantes da escola viram o caminhão de som apresentar um problema que afetou o desfile e interrompeu a apresentação por cerca de 12 minutos. O cabo teria sido rompido por um funcionário da organização do carnaval.
Esse funcionário contou à agremiação que um dos fios do som estaria embaraçado no caminhão e, enquanto tentava desenrolá-lo, o cabo se rompeu. Diante da interrupção do som, a escola precisou esperar, na própria avenida, a troca do carro para continuar o desfile.
Por causa de falhas no som, a escola de samba chegou a registrar um boletim de ocorrência para apurar as causas do problema. Diante disso, a Cartola temia ser prejudicada na apuração dos votos, em especial no quesito evolução, o que não se confirmou entre os jurados.
Segundo dia de desfiles em Bauru reúne mais de 8 mil pessoas na Avenida Jorge Zaiden
Blocos
Já entre os blocos, o Dragões da Vila foi o vencedor do desfile, com 96,6 pontos. Este é o segundo título do bloco no quarto ano em que a agremiação desfila. Na sequência, ficou o bloco Ritmeira, com 96,1 pontos, e em terceiro, o Unidos do Jardim Petrópolis, com 94,10.
Campeão em 2023, o bloco Dragões da Vila foi o último a se apresentar. Com o tema “Pierrô e Colombina”, eles falaram da saudade dos antigos carnavais.
Para as escolas de samba, os quesitos em julgamento foram bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira.
Os blocos foram julgados nos quesitos bateria, samba-enredo, evolução e empolgação, enredo, fantasias/alegorias e adereços.
Classificação final
Dragões Unidos da Vila – 96,6 pontos
Ritmeira – 96,1 pontos
Pérola Negra – 95,2 pontos
Unidos do Jardim Petrópolis – 93,3 pontos
Império da Lagoa do Sapo – 92,5 pontos
Desfiles
Pelo segundo ano, a interdição do Sambódromo de Bauru, o segundo mais antigo do Brasil, fez com que os desfiles fossem realizados na Avenida Jorge Zaiden.
Quase 8 mil pessoas estiveram na Avenida Jorge Zaiden durante desfiles de Carnaval em Bauru
Reprodução/TV TEM
A passarela do samba foi aberta no sábado (10), quando desfilaram duas escolas e dois blocos, além da Realeza do Carnaval 2024. Estiveram na avenida os blocos Império da Lagoa do Sapo e Pérola Negra e as escolas Estação Primeiro de Agosto e Mocidade Unida da Vila Falcão.
Na segunda-feira (12), desfilaram os blocos Ritmera, Unidos do Jardim Petrópolis e Dragões da Vila e das escolas Coroa Imperial da Grande Cidade, Tradição da Zona Leste, Acadêmicos da Cartola e Pé de Varsa passarem pela avenida.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Fonte: G1