Ministério Público e Rede Mulher apresentam a empresas protocolo destinado à identificação de assédio e ao acolhimento de vítimas de violência
Com entrada gratuita, projeto ‘Ninguém Se Cala’ será exposto nesta sexta-feira (8), no auditório da Fundação Inova Prudente, às 8h30, em Presidente Prudente (SP). Encontro acontece na Fundação Inova Prudente, localizada no Jardim Itaipu, nesta sexta-feira (8), às 8h30
Inova Prudente
Representantes de bares, restaurantes e casas noturnas de Presidente Prudente (SP) reúnem-se nesta sexta-feira (8), no auditório da Fundação Inova Prudente, às 8h30, para conhecerem o “Ninguém Se Cala”, protocolo que incentiva uma política pública voltada ao combate da violência contra a mulher no âmbito estadual. A entrada é gratuita.
A iniciativa, do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP), busca a adesão formal das empresas ao pacto. Neste encontro, os objetivos e a importância da ação serão apresentados pela procuradora do Trabalho Vanessa Martini, pela promotora de Justiça Vanessa Zorzan e pela representante da Rede Mulher, a advogada Aline Escarelli.
Para se ter ideia, de janeiro de 2020 a dezembro de 2023, o MPT recebeu 22 denúncias de assédio sexual contra mulheres e duas denúncias de discriminação de gênero nas empresas, motivo pelo qual a adesão ao pacto representa uma ferramenta importante de combate à violência contra a mulher em todos os espaços.
“O evento busca dar efetividade a leis que definem as novas obrigações de estabelecimentos que exercem atividades de bar, restaurante, casas noturnas, de eventos e espetáculos ou similar, na prevenção da violência contra mulher e no acolhimento das vítimas, realizando os treinamentos de seus funcionários para identificar situações de assédio e dar o devido atendimento à mulher”, ressaltou.
Conforme o MPT, as empresas interessadas em celebrar o pacto “Ninguém Se Cala” devem contribuir para a realização de ações e iniciativas preventivas para o enfrentamento da cultura do estupro, da violência e do assédio.
As ações previstas no projeto são baseadas na sensibilização, orientação e no engajamento do público e devem respeitar a diversidade, a interseccionalidade e as particularidades e vulnerabilidades das vítimas.
Ainda de acordo com o órgão, o evento é aberto a todos os interessados, mas representantes de bares, restaurantes e casas noturnas foram notificados a comparecerem pelo próprio MPT.
Serviço
A Fundação Inova Prudente está localizada na Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, n° 2.700, no Jardim Itaipu, em Presidente Prudente.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Fonte: G1