Prefeitura de Ourinhos emite alerta sobre golpe do Bolsa Família com envio de falso SMS
Beneficiários estão recebendo mensagens solicitando que cliquem em um link para fazer uma suposta atualização cadastral do programa, visando evitar a suspensão do benefício. Mais de 100 pessoas foram contatadas pelos golpistas durante o mês de abril. Criminosos aplicam golpes em beneficiários do Bolsa Família em Ourinhos
Beneficiários do Bolsa Família em Ourinhos (SP) estão sendo vítimas de uma tentativa de fraude com recebimento de mensagens de texto (SMS) falsas sobre o programa. Ao menos três moradores foram lesados com a prática criminosa. Mais de 100 pessoas foram contatadas pelos golpistas durante o mês de abril.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento de Ourinhos, os beneficiários recebem uma mensagem solicitando que cliquem em um link para fazer uma suposta atualização cadastral do programa, visando evitar a suspensão do benefício. A pasta fez um alerta para a população para que fiquem atentos ao golpe que vem sendo praticado.
“Pedimos à população que esteja atenta a essas tentativas de golpes e que não clique em links suspeitos enviados por SMS ou qualquer outro meio de comunicação. Caso recebam mensagens desse tipo, orientamos que ignorem e, se possível, denunciem à polícia”, diz a administração municipal.
Golpe envia falso SMS com mensagem do Bolsa Família em Ourinhos
Arquivo/Semasc
Segundo a gerente do Cadastro Único de Ourinhos, Viviane Cardoso, as mensagens não têm qualquer relação com o programa Bolsa Família, sendo uma tentativa de golpe para capturar informações pessoais e financeiras dos beneficiários.
“Quando a pessoa clica no link, os criminosos clonam o celular e pegam todos os dados do Caixa Tem da pessoa. Por telefone, eles conversam com a pessoa, fingem ser alguém da Secretaria de Ourinhos e pedem os dados para a pessoa”, revela.
“A Secretaria não atualiza cadastro por telefone, nem pede dados por telefone. Quando entramos em contato pelo WhatsApp, estará lá o nome do funcionário, o endereço e o telefone de contato. Se você receber pedido de atualização por mensagem, não clique em nada e entre em contato com a Secretaria de Assistência Social”, pontua a gerente do Cadastro Único de Ourinhos.
O Ministério da Cidadania, responsável pelo programa, reforça que não realiza atualizações ou solicitações de dados por meio de mensagens de texto ou e-mails.
A atualização cadastral ou solicitação de informações por parte do Programa Bolsa Família é realizada exclusivamente por meio dos canais oficiais de comunicação do governo federal, como o aplicativo oficial, o site do Ministério da Cidadania ou os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Fonte: G1