Troca de lâmpadas usadas por de LED deve beneficiar mil famílias de baixa renda, em Marabá Paulista
Unidade móvel está estacionada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Rua Coronel Marcondes, nº 751, até esta sexta-feira (10). Ação troca lâmpadas ineficientes por de LED, em Marabá Paulista (SP)
Neoenergia Elektro
Uma ação da Neoenergia Elektro, concessionária de energia elétrica que opera na região, levará uma unidade móvel até Marabá Paulista (SP), onde famílias poderão substituir lâmpadas fluorescentes ou incandescentes usadas por lâmpadas de LED, mais econômicas no consumo.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
No município, a unidade móvel da distribuidora está estacionada, desde esta segunda-feira (6), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Rua Coronel Marcondes, nº 751. Os atendimentos ocorrem das 8h às 17h, até quinta-feira (9), e das 8h às 12h, na sexta-feira (10).
A expectativa é beneficiar cerca de 1 mil famílias com a substituição de 5 mil lâmpadas, já que a iniciativa é destinada exclusivamente aos inscritos no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
Os interessados deverão entregar as lâmpadas usadas, mas poderão receber apenas cinco lâmpadas de LED novas, segundo a concessionária. Para ter o atendimento garantido, é necessário:
ser cliente residencial ou rural-residencial;
ser morador de comunidade de baixa renda ou estar cadastrado na TSEE;
apresentar a conta de energia do mês anterior; e
entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).
Consumo consciente de energia
A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Elektro e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com ele, a distribuidora visa incentivar o consumo consciente de energia elétrica, reduzir a conta de luz e auxiliar no processo de descarbonização em sua área de concessão.
Segundo a concessionária, o uso de lâmpadas de LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia, porque têm maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas.
Além disso, a tecnologia também causa menos impacto ambiental, uma vez que o LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que utilizam mercúrio. Essa substância é geradora de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando descartada de maneira irregular em rios e aterros.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Fonte: G1