Bairros Santa Edwiges e Santa Cândida apresentam maior incidência de dengue em Bauru, aponta prefeitura
Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Governo Federal, até sexta-feira (23), Bauru já registrou 472 casos positivos, com uma morte confirmada pela doença. Dengue preocupa autoridades de Bauru
Reprodução/TV Globo
A Secretaria de Saúde de Bauru (SP) divulgou um balanço com os bairros que apresentam a maior incidência de casos positivos de dengue no município neste ano.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Governo Federal, até sexta-feira (23), Bauru já registrou 472 casos positivos, com uma morte confirmada pela doença.
Parque Santa Edwiges e Parque Santa Cândida lideram o levantamento divulgado pela prefeitura com os bairros que mais possuem registros de moradores acometidos pela dengue. Confira:
Parque Santa Edwiges: 15 casos confirmados;
Parque Santa Cândida: 12 casos confirmados;
Vila Industrial: 12 casos confirmados;
Núcleo Mary Dota: 12 casos confirmados;
Parque Jaraguá: 10 casos confirmados;
Centro: 10 casos confirmados;
Jardim América: 9 casos confirmados;
Vila Coralina: 9 casos confirmados.
Para não repetir a maior epidemia de dengue da história vivida em 2019, quando foram confirmados 26 mil casos e 39 mortes pela doença, as autoridades de Bauru já tomaram medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Armadilhas
Dentre elas, está a instalação de 528 armadilhas para monitoramento do mosquito Aedes aegypti. O município implantou armadilhas até o fim do mês em todas as regiões da cidade.
As armadilhas Mosquitrap atraem as fêmeas grávidas do inseto por meio de um chamativo sintético de oviposição (para a fêmea expelir os ovos) presente no interior da armadilha. Ao entrar, a fêmea fica presa no adesivo fixado em seu interior, o que facilita a posterior coleta para monitoramento.
Prefeitura de Bauru instalou armadilhas contra o mosquito transmissor da dengue
Divulgação
O equipamento possibilita antecipar os resultados da circulação viral através da identificação dos tipos da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, como também as ações de combate aos focos de infestação.
O morador da cidade consegue acompanhar a distribuição das 580 armadilhas em todas as regiões de Bauru no site. No mapa, há a disposição das armadilhas nos bairros e a identificação da situação através de cores.
A cor verde representa quando não ocorreram capturas no período mencionado na legenda;
A cor amarela corresponde a uma captura de mosquito Aedes aegypti;
A cor laranja corresponde a duas capturas de mosquito Aedes aegypti;
A cor vermelha corresponde a três capturas ou mais mosquitos;
A cor cinza indica que o agente da prefeitura não conseguiu ter acesso à armadilha no período mencionado, como o caso do morador não estar no imóvel no momento da visita;
A cor azul faz referência às informações que ainda estão em processamento pelo laboratório responsável pelo mapeamento dos mosquitos.
Mapa permite que morador de Bauru acompanhe evolução da dengue no município
Prefeitura de Bauru/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Fonte: G1