Bauru e Marília alcançam critérios e recebem certificação do programa Município VerdeAzul




Das 412 cidades participantes, 280 alcançaram os critérios estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Marília ocupa o 28ª posição e Bauru, a 45ª do grupo de cidade com mais de 100 mil habitantes. Certificados aos municípios foram entregues nesta terça-feira (19)
Semil/Divulgação
Bauru e Marília receberam na última terça-feira (19) a certificação do Programa Município VerdeAzul da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
O programa busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios.
As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental;
Avanço na Sustentabilidade;
Educação Ambiental;
Uso do Solo;
Gestão das Águas;
Esgoto Coletado e Tratado;
Resíduos Sólidos;
Qualidade do Ar;
Arborização Urbana;
Biodiversidade
No total, são 412 cidades paulistas participantes, cerca de 60% dos municípios do estado, e dessas 280 alcançaram os critérios para receber a certificação,
As duas maiores cidades do centro-oeste paulista estão no grupo de municípios com mais de 100 mil habitantes, que tem ao todo 65 municípios e desses 50 alcançaram a certificação que foi dividida em três categorias – certificada, qualificada I e qualificada II, conforme a pontuação obtida nos grupos de acordo com a população de cada município.
Marília ocupa a 28ª com nota 71 (de um total de 100) e recebeu o certificado de qualificada I e Bauru, no 45° lugar e nota 51, foi considerada qualificada II. A certificação avaliou as ações nos anos de 2022 e 2023.
Na avaliação anterior, de 2021, Bauru ocupava a 44ª posição e Marília estava em 30ª. Porém neste ano, houve mudanças nos critérios do programa, a principal delas a divisão das cidades em grupos, levando em consideração a população. (Veja mais detalhes abaixo).
O g1 questionou as prefeituras sobre as ações para melhorar o posicionamento das cidades no ranking, mas não obteve resposta até a publicação da reportagem.
As melhores cidades da região centro-oeste paulista no ranking são Ibirarema e Lençóis Paulista. Ambas foram certificadas e ocupam a sexta posição, porém Ibirarema, com nota 92 e no grupo de cidades com menos de 10 mil habitantes e Lençóis Paulista, com a nota 87 e entre os municípios com mais de 50 mil e menos de 100 mil habitantes.
Sobre o Programa Município VerdeAzul

Lançado em 2007, o programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) visa estimular a execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.
Este foi o primeiro ano que o ranking foi dividido por grupos, de acordo com a população, sendo:
Grupo 1 – Municípios com até 9.999 habitantes.
Grupo 2 – Municípios que têm de 10.000 a 49.999 habitantes.
Grupo 3 – Municípios que têm de 50.000 a 99.999 habitantes.
Grupo 4 – Municípios que têm de 100.000 a 499.999 habitantes.
Grupo 5 – Municípios com mais de 500.000 habitantes.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:




Fonte: G1

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.