Carnaval 2024: Bauru define ordem dos desfiles das escolas de samba e blocos; confira
Desfiles serão realizados na avenida Jorge Zaiden, nos dias 10 e 12 de fevereiro. Seis escolas de samba e cinco blocos desfilarão no carnaval de 2024 em Bauru (SP). Carnaval de Bauru será realizado entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2024
TV TEM/Reprodução
A Secretaria de Cultura de Bauru (SP) definiu, nesta terça-feira (23), a ordem dos desfiles carnavalescos deste ano na cidade.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A escolha foi feita em reunião realizada pela Comissão Organizadora do Carnaval de Rua de Bauru. O encontro contou com as presenças do secretário de Cultura, Paulo Eduardo Campos, e dos representantes das seis Escolas de Samba e cinco Blocos Carnavalescos.
A lista com os participantes foi publicada no Diário Oficial do município no último sábado (20) após a finalização do chamamento público aberto para realização do evento.
Na reunião, os membros definiram, em consenso, sem a necessidade de sorteio, a ordem dos desfiles para os dois dias do Carnaval de rua de Bauru, que serão realizados nos dias 10 e 12 de fevereiro. A programação ficou assim:
Dia 10/02 (sábado)
Cortejo da Realeza do Carnaval 2024
Bloco Ritmeira
Bloco Pérola Negra
Escola de Samba Pé de Varsa
Escola de Samba Estação Primeiro de Agosto
Escola de Samba Mocidade Unida da Vila Falcão
Dia 12/02 (segunda-feira)
Cortejo da Realeza do Carnaval 2024
Bloco Império da Lagoa do Sapo
Bloco Unidos do Jardim Petrópolis
Bloco Dragões da Vila
Escola de Samba Coroa Imperial da Grande Cidade
Escola de Samba Tradição da Zona Leste
Escola de Samba Acadêmicos da Cartola
Regras e novidades
Desfile das escolas de samba e blocos no carnaval em Bauru
Joabe Guaranha/Prefeitura de Bauru
Segundo o edital de credenciamento para a participação nos desfiles do carnaval 2024, o valor repassado a cada escola de samba que cumprir as exigências é de R$ 94,1 mil, e para cada bloco que cumprir as exigências é de R$ 21,9 mil.
Metade do valor foi pago após a assinatura do contrato, e o restante será após a realização do evento, com a devida comprovação de execução da proposta apresentada no credenciamento para o desfile de Carnaval.
Assim como em 2023, os desfiles das escolas de samba serão realizados na avenida Jorge Zaiden. Isso ocorre porque o Sambódromo de Bauru, o segundo mais antigo do Brasil, continua interditado em virtude de uma erosão que se formou em 2019, na área atrás dos camarotes.
Segundo a Prefeitura, para este ano, a passarela do samba foi aumentada de 200 para 300 metros. A concentração será na rotatória e a dispersão nas proximidades da avenida Nações Unidas. Não haverá arquibancadas, atendendo a pedido dos moradores do Jardim do Contorno que alegaram que o fechamento da via por 10 ou 15 dias traria muitos transtornos.
Escola de samba desfila em Bauru durante carnaval
Ricardo Carrijo /Arquivo pessoal
Ao longo da passarela serão instalados gradis e área de acessibilidade com cadeiras, para acomodar o público. A expectativa da Secretaria de Cultura é de um público superior a 10 mil pessoas prestigiem o carnaval da cidade.
Em 2023, a escola de samba Mocidade Unida da Vila Falcão foi a grande campeã do carnaval em Bauru. Com 169 pontos, a Mocidade levou o 17º título do carnaval bauruense. Ela foi seguida pela Acadêmicos do Cartola que ficou em segundo lugar com 168,20 pontos, e a Coroa Imperial, na terceira posição com 165,80 pontos.
Já entre os blocos, o Dragões da Vila foi o vencedor do desfile, com 98,30 pontos, o primeiro título do bloco no terceiro ano em que a agremiação desfila. Na sequência, ficou o bloco Pérola Negra, com 97,50 pontos e, em terceiro, o Unidos do Jardim Petrópolis, com 94,10.
Porta-bandeira e mestre sala durante desfile de carnaval em Bauru
Joabe Guaranha/Prefeitura de Bauru
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Fonte: G1