CEJA oferece estudo para quem não teve oportunidade na infância em Bauru: 'Segunda chance'
Com oito polos na cidade, o Centro Educacional de Jovens e Adultos (Ceja) é responsável por oferecer atendimento educacional para jovens e adultos maiores de 15 anos que não frequentaram a escola ou não concluíram os estudos. Ceja Bauru oferece recomeço nos estudos para quem não pôde conclui-los
Gabriel Pelosi/TV TEM
“A vida é um eterno aprendizado”. É com esse lema que alunos do Centro Educacional de Jovens e Adultos (Ceja) da rede municipal de Bauru (SP) buscam um recomeço por meio da educação.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Com oito polos na cidade, o Ceja é responsável por oferecer atendimento educacional para jovens e adultos maiores de 15 anos que não frequentaram a escola ou não concluíram os estudos.
“O aluno da modalidade, ele já vem superando vários obstáculos. Ele não teve oportunidades, vem de uma superação de questão aquisitiva, de preconceito, discriminação. Ele vem de vários contextos que fizeram com que ele não tivesse essa oportunidade de estudar”, explica a professora Silvia Helena Martins Fernandes.
Bauru conta com oito polos do Ceja
Gabriel Pelosi/TV TEM
Aprender a ler e escrever é um direito de todos os cidadãos. Mas, por circunstâncias de uma vida com poucos privilégios, nem todos conseguem aprender o básico para desempenhar as funções do dia a dia.
Nascida na área rural, Maria José Cardoso, de 58 anos, teve os estudos interrompidos ainda quando o criança para auxiliar os pais na roça. O recomeço vem proporcionando não somente ganhos na educação formal, mas também no seu desenvolvimento social.
“Está sendo muito bom para mim, como ser humano, conhecer novas pessoas. Eu era uma pessoa muito pacata. Hoje eu me desenvolvo, saio, faço minhas coisas. É ter autonomia”, diz.
Maria José abandonou os estudos para ajudar os pais na roça e retornou por meio do Ceja Bauru
Gabriel Pelosi/TV TEM
A professora Silvia Helena Martins Fernandes, que ensina no Ceja em Bauru, conta que muitos alunos como Maria José relataram que, depois que aprenderam a ler e escrever, deixaram a “escuridão” em que viviam.
Entre os alunos, há até quem tenha se dedicado aos estudos quando mais novo, porém, foi levado por outros caminhos durante a vida. É o caso da recém-aposentada Angela Ricci, de 64 anos, que abandonou a escola aos 15 e hoje sonha com uma nova profissão.
“Casei muito nova, aí vem os filhos, o trabalho também. Aí, não teve como mais eu voltar a estudar. Acabamos virando dona de casa”, revela.
“Para mim, foi uma experiência voltar e aprender e, quem sabe, futuramente aquela esperança em se formar. Eu queria ser professora, é uma segunda chance”, complementa.
Segunda chance: CEJA proporciona continuidade dos estudos para quem não teve oportunidades
Como se inscrever
As matrículas e rematrículas no Centro Educacional de Jovens e Adultos (Ceja) da rede municipal de Bauru devem ser efetuadas até o fim deste mês. São oferecidos material escolar, uniforme e transporte gratuito.
Além do atendimento educacional, a modalidade busca preparar o indivíduo para o pleno exercício da sua cidadania. O conteúdo curricular corresponde ao primeiro ciclo da etapa do ensino fundamental, ou seja, do 1º ao 5º ano.
As aulas no Ceja são realizadas de segunda a sexta-feira, oferecidas nos períodos manhã, tarde ou noite, de acordo com a disponibilidade dos estudantes, com carga horária flexível a ser cumprida no decorrer do semestre. Cada ano letivo é concluído em um semestre.
O Ceja em Bauru possui oito polos de alfabetização, que ficam no Jardim Godoy, Vila São Paulo, Mary Dota, Jardim Redentor, Petrópolis, Fortunato Rocha Lima, Edson Francisco e Parque das Nações, e uma Sede Administrativa.
As pessoas interessadas devem ligar na sede do Ceja, localizada na Rua Paraguai, 1-56. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3214-4402 e 3214-4403, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Polo Ceja – Sede Administrativa
Rua Paraguai, 1-56
Fones – (14) 3214-4402/3214-4403
Polo Ceja – Jardim Petrópolis
Rua Capitão Mario Rossi, 7-71
Fone – (14) 3222-5467
Polo Ceja – Jardim Redentor
Rua Olavo Moura, 2-36
Fone – (14) 3203-0749
Polo Ceja – Mary Dota
Rua Maria Elisa N. de Oliveira, 1-100
Fone – (14) 3237-2394
Polo Ceja – Jardim Godoy
Rua Profª Aracy Santinho Barbieri, 2-50
Fone – (14) 3237-1567
Polo Ceja – Vila São Paulo
Rua Sebastião Ferraz da Costa, quadra 4
Fone – (14) 3237-3703
Polo Ceja – Edson Francisco da Silva
Rua Prof. Floripes Silveira de Souza, 1-8
Fone – (14) 3218-9887
Sala de aula Ceja – Núcleo Fortunato Rocha Lima
Rua João Prudente Sobrinho, quadra 9 (Emef Geraldo Arone)
Fone – (14) 3238-3499
Polo Ceja – Parque das Nações
Rua Augusto Bastazini, 3-71
Fone – (14) 3223-5312
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Fonte: G1