Cesta básica fica 0,50% mais cara nos supermercados de Presidente Prudente, indica levantamento
O consumidor que gastava R$ 1.013,91 para realizar a compra em fevereiro passou a ter de desembolsar, em média, R$ 1.019,02 neste mês de março, segundo a pesquisa de preços. O preço do alho (kg) teve um acréscimo de 29,33% em Presidente Prudente (SP)
Alisson Silva/Divulgação
Uma pesquisa de preços identificou neste mês de março um aumento de 0,50% na cesta básica em supermercados de Presidente Prudente (SP).
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O consumidor que gastava R$ 1.013,91 para realizar a compra em fevereiro passou a ter de desembolsar, em média, R$ 1.019,02.
De acordo com o Índice de Preços Toledo (IPT), ao contrário dos meses anteriores, todos os grupos tiveram aumentos significativos em determinados produtos em março.
O grupo de Higiene Pessoal apresentou uma inflação de 3,71%. Os destaques ficam com o desodorante spray (90-100ml), com acréscimo de 18,92%, o papel higiênico (4 unidades – 30 metros – folha simples), com aumento de 11,59%, e o sabonete (85-90g), com alta de 3,40%.
O grupo de Artigos de Limpeza apresentou uma inflação de 0,87%, com destaques para o detergente líquido (500ml), que teve aumento de 3,66%, e a água sanitária (1l), com alta de 3,43%.
Por fim, o grupo de Alimentos também apresentou uma inflação de 0,13%, sobressaindo-se o alho (kg), com um acréscimo de 29,33%, e a margarina (500g), com alta de 13,93%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, houve itens que apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados.
A margarina (500g) variou entre R$ 2,98 e R$ 10,99, resultando numa diferença de 278,79%. Já o absorvente aderente (8 unidades) foi de R$ 1,69 a R$ 5,25, com uma diferença de 210,65%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 61,86%. Comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 500,42. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 309,16, economizando, assim, R$ 191,26.
▶ Clique aqui e veja a pesquisa completa.
Sobre o IPT
O IPT tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina.
Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior. Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior.
O levantamento é efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente.
Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.
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Fonte: G1