Como antigo terminal de passageiros virou novo complexo para aumentar movimentação de carga em Viracopos
Concessionária transformou espaço em um centro logístico com investimento total de R$ 115 milhões e 1ª fase será entregue em maio. Aeroporto se consolida como principal complexo de modal aéreo do país. Novo terminal de cargas de Viracopos
Imprensa/ABV
Desativado em definitivo em 2016, o antigo terminal de passageiros de Viracopos se transformou em um novo galpão com capacidade para processar 9,5 mil toneladas de materiais por mês e, assim, consolidar o aeroporto internacional, em Campinas (SP), como o maior complexo de carga aérea do Brasil.
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A informação foi obtida pelo g1 com a concessionária Aeroportos Brasil, que administra o espaço desde de 2012. A nova área de processamento de cargas de Viracopos será direcionada principalmente à transações domésticas, diferentemente do atual Terminal de Carga (TECA), que tem uma atuação relacionada à importação e exportação.
A obra para transformar o antigo terminal de passageiros do aeroporto em um novo complexo cargueiro durou pelo menos dois anos. O projeto faz parte do conceito defendido pela concessionária, desde a época da assinatura do contrato de concessão, de “Aerotrópolis”, no qual o aeroporto é o objeto central e, ao redor, se desenvolve uma série de empreendimentos imobiliários.
O projeto foi separado em três fases. A primeira será entregue até a segunda quinzena de maio, segundo a promessa da concessionária. O g1 conversou com o gerente de Negócios Imobiliários de Viracopos, César Worms, para saber como foi transformação do terminal de passageiros em um terminal de carga, as informações sobre a implantação e a projeção da concessionária de aumento de volume de processamento e receita.
Neta reportagem você vai ver:
Como o antigo terminal de passageiros virou um novo espaço de carga?
O novo espaço faz de Viracopos o maior terminal de carga aérea do país?
Qual é o investimento e a área total?
Quais tipos de carga serão movimentados no novo terminal?
Quais são as três fases de implantação?
🚚 Como o antigo terminal de passageiros virou um novo espaço de carga?
A desativação do terminal de passageiros de Viracopos estava prevista no processo de expansão do aeroporto estabelecido no contrato de concessão. O novo terminal foi inaugurado em 2014, primeiro apenas com voos internacionais, e depois, em 2016, com os domésticos, possibilitando o encerramento total das atividades do antigo espaço.
De acordo com César Worms, a partir daí a concessionária começou um estudo sobre qual seria a melhor destinação para o antigo terminal e entendeu que a melhor opção, inclusive para ir ao encontro com a ideia de cumprir com o plano de expansão imobiliária comercial, era a conversão em um novo terminal de cargas.
“A gente tem um plano de desenvolvimento imobiliário bastante intenso. Essa área de logistica nova faz parte desse plano, que é o conceito de ‘Aerotrópolis’. Mas é importante segregar isso do nosso TECA. Ele é voltado a exportação e importação, ou seja. carga internacional para desembaraço aduaneiro. Esse terminal nosso agrega na movimentação de carga doméstica. É uma receita nova para o aeroporto”, disse o gerente.
Terminal de passageiros virou complexo de cargas em Viracopos
Imprensa/ABV
🏆 O novo espaço faz de Viracopos o maior terminal de carga aérea do país?
Viracopos é responsável, atualmente, por 40% do volume de carga no modal aéreo movimentado no Brasil. De acordo com César Worms, com o montante que será agregado com o novo terminal, a expansão vai consolidar o aeroporto com o maior complexo do país no segmento.
💰 Qual é o investimento e a área total?
O investimento total do projeto, em todas as fases, é de R$ 115 milhões e a área total é de 39 mil m². Já a primeira fase do galpão, entregue em maio, tem aporte de R$ 37,5 milhões e espaço de 15,2 mil m², com taxa de ocupação de 48%.
A estrutura do novo complexo de carga de Viracopos é por módulos de 5 mil m² com acessos e portarias independentes, tanto para a entrada de veículos quanto ao acesso ao pátio de aeronaves – já que o local é o antigo terminal de passageiros. A separação, segundo a concessionária, permite que cada cliente faça separadamente o controle alfandegário e desembaraço aduaneiro.
A capacidade de processamento de 9,5 mil toneladas é para a primeira fase. Confira outros detalhes desta primeira etapa do novo centro logístico:
👉 14 docas para caminhões;
👉 39 vagas para carretas de até 18,5 metros;
👉 6 vagas para caminhões truck;
👉 56 vagas para veículos leves;
👉 20 vagas para motocicletas;
👉 4 vagas para PCDs
📦 Quais tipos de carga serão movimentados no novo terminal?
Além das cargas domésticas, que será a prioridade do novo complexo logístico, o espaço também deve processar as chamadas remessas conformes, que são produtos vendidos por e-commerce de empresas com limite de até US$ 50.
“Trata-se de uma área para o processamento de carga doméstica e internacional, com possibilidade de alfandegamento. Este novo terminal não concorre com o Terminal de Carga já existente porque este não exerce atividades comerciais reguladas por tarifas”, explicou.
📆 Quais são as três fases de implantação?
Primeira fase: Área de 15,2 mil m², investimento de R$ 37 milhões, previsão de entrega no início de maio;
Segunda fase: Liberação de 4 mil m² de área, investimento de R$ 17 milhões e previsão de entrega para dezembro.
Terceira fase: “Potencial construtivo” de 20 mil m², investimento de R$ 60 milhões e previsão para 2025.
Terminal de cargas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas
Aeroportos Brasil Viracopos
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Fonte: G1