Desidratação pode levar animais à morte, alerta veterinário; saiba como amenizar 'calorão' em pets
Segundo veterinário, banhos de piscina, brincar com gelo, se hidratar e permanecer em locais com sombra são algumas das atividades recomendadas para pets durante dias quentes para evitar a hipertermia. Segundo veterinário, é necessário prestar atenção aos sinais que os cães apresentam quando estão com sede
Pixabay/Reprodução
Assim como a cantora Marina Sena no hit “Ombrim”, certamente seu pet também deve pensar “ai que delícia o verão”, mas é preciso estar atento, pois as altas temperaturas podem fazer muito mal para cães e gatos.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Ao g1, um veterinário ensinou como identificar se seu bicho de estimação está passando mal devido ao “calorão” e se está desidratado.
Banhos de piscina, brincadeiras com gelo e sorvetinho de carne: todas as opções são válidas para manter a temperatura agradável para nossos “amiguinhos” durante o verão. Mas como saber se meu pet está sofrendo com o calor?
Brincadeiras na água podem aliviar ‘calorão’ em animais
Reprodução
De acordo com o veterinário Reynaldo Landgraf, de Itapetininga (SP), os animais dão sinais de que estão desidratados e com a temperatura corporal alta. Os principais sintomas são: respiração ofegante, boca aberta, língua para fora e até mesmo suor nas patas.
“Sempre é bom estimular os animais a tomarem água, principalmente os gatos (…) eles não tomam água parada. É bom utilizar fonte de água, a água corrente além de ser filtrada, estimula o gato”, explica Reynaldo.
De acordo com veterinário, gatos precisam de água corrente para estimular a hidratação
Matheus Arruda/Arquivo pessoal
⚠️ Riscos
O veterinário alerta que as altas temperaturas podem levar o animal à morte, causada por hipertermia – quando o corpo fica com a temperatura mais elevada do que o normal – e desidratação (veja abaixo uma receita para manter a hidratação do seu pet).
Além de manter a hidratação, Reynaldo comenta que é necessário se atentar em passeios, pois o asfalto quente pode queimar as patas do animal, e em viagens de carro, onde eles nunca devem ficar sozinhos e trancafiados, pois podem sofrer com o calor.
Animais podem ficar internados se atingirem temperaturas muito altas
Freepik/Reprodução
Sorvete pet
Um alternativa e refrescante para “driblar” o calorão é fazer picolés para seu bichinho. Reynaldo conta que utiliza estas receitas com os próprios pets nos dias de verão.
“Uma dica para os cachorros, caso não tenham restrição alimentar, é fazer sorvete de manga ou com algumas outras frutas fica bem legal, é só misturar com água e bater no liquidificador”.
Segundo veterinário, pets podem “tomar” sorvete durante o calor
Pixabay/Reprodução
Depois de fazer a mistura, basta congelar em alguma forma e dar para seu pet se deliciar. Também é possível fazer uma espécie de sorvete para gatos, congelando carne moída em cubos para eles roerem.
*Colaborou sob a supervisão de Matheus Arruda
Veja mais notícias em TEM+ Pet
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Fonte: G1