Expedição Rondônia: TV TEM exibe último episódio da série de reportagens sobre projeto da USP




Repórter Thaís Andrioli e o repórter cinematográfico Marcelo Risso embarcaram junto da 44ª edição do “Projeto USP em Rondônia”, que há 22 anos atende comunidades ribeirinhas. Professores e estudantes ressaltaram a importância do registro do trabalho em uma série de reportagens. Expedição Rondônia: TV TEM exibe série de reportagens; confira
A TV TEM exibe nos telejornais TEM Notícias 1ª e 2ª edição desta sexta-feira (23) o último episódio da série de reportagens “Expedição Rondônia”, que acompanhou a 44ª edição do projeto da USP de Bauru (SP) que atende comunidades ribeirinhas de Rondônia há 22 anos.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A repórter Thaís Andrioli e o repórter cinematográfico Marcelo Risso, embarcaram junto de alunos, professores e funcionários para uma jornada de 15 dias repleta de desafios na cidade de Monte Negro (RO) e no distrito de Calama.
Expedição Rondônia: TV TEM exibe a partir desta segunda-feira série de reportagens especiais
Reprodução/TV TEM
Os telespectadores da TV TEM já puderam acompanhar:
A preparação do grupo formado por mais de 60 pessoas para a viagem;
O trabalho da equipe de fonoaudiologia que muda a vida de crianças e adultos com dificuldade de fala de audição;
A história de moradores que passaram pela primeira vez por atendimentos de odontológicos;
Os desafios encontrados por oftalmologistas otorrinolaringologistas que realizaram os atendimentos em Rondônia pela primeira vez.
Nesta sexta-feira (23), os destaques são as belezas naturais, culturais e humanas da região.
Correspondente em Rondônia
A equipe de reportagem acompanhou lado a lado os expedicionários durante todos os trabalhos. A doutoranda e fonoaudióloga Letícia Leite conta que as relações se estreitaram e todos formaram uma família com um só objetivo.
para Letícia, alunos, professores e equipe de reportagem viraram uma só família durante a ‘Expedição Rondônia”
Reprodução/TV TEM
“Eu nunca tinha experienciado viver tão próximo com uma equipe de TV. Eles nos acompanharam durante todos os dias, desde antes da viagem começar e até depois da viagem terminar. Eu acho que a gente acabou virando uma grande família e muita admiração surgiu por esse trabalho e reconhecimento por tudo que eles entregaram, porque é uma parte muito importante registrar tudo que a gente fez. Então, só admiração”, afirma em entrevista ao g1.
Equipe de reportagem da TV TEM acompanhou lado a lado alunos e professores da USP durante a ‘Expedição Rondônia”
Arquivo pessoal/Thaís Andrioli
A professora Magali Caldana é uma das coordenadoras do projeto. Ela ressalta a importância do trabalho extensionista da Universidade de São Paulo ser divulgado e o quanto os investimentos na educação de qualidade podem ser revertidos à sociedade.
“Ter uma equipe de televisão trabalhando conosco e poder apresentar a todos o que nós fazemos é uma experiência maravilhosa! Porque levar para a sociedade o trabalho que nós realizamos é devolver à população todo o investimento que a universidade faz na formação dos profissionais, neste caso na área da saúde”, afirma.
Thaís Andriol e Marcelo Risso receberam a missão de levar à tela da TV TEM um pouco do estado de Rondônia
Arquivo Pessoal/Thaís Andrioli
Já para a repórter Thaís Andrioli, o sentimento dever cumprido após dias de gravações é superado pela bagagens de lições que levará para a vida.
“Nós acompanhamos histórias riquíssimas, emocionantes, lindas, histórias de vida, de luta, de superação. Eu voltei para casa com uma bagagem imensa de histórias que eu vou guardar para o resto da vida no meu coração, histórias que me fizeram repensar os valores de vida”, conta a repórter ao g1.
Expedição de estudantes da USP de Bauru realizou atendimentos para populações ribeirinhas em Rondônia
Thaís Andrioli/ TV TEM
O Projeto
Iniciado em 2002, o “Projeto USP em Rondônia” chegou à 44ª edição. As viagens costumavam ocorrer duas vezes ao ano, uma em janeiro e uma nas férias de julho. Desde o início, mais de 40 mil procedimentos foram realizados pelos estudantes nas duas cidades de Rondônia visitadas, Monte Negro (RO) e a vila ribeirinha de Calama.
Iniciado em 2002, o “Projeto USP em Rondônia” chegou à 44ª edição em 2024
Arquivo pessoal
Nesta expedição de janeiro de 2024, 60 pessoas da universidade participaram do projeto, sendo 30 delas estudantes selecionados de odontologia, fonoaudiologia e medicina – 10 alunos de cada curso. Além deles, outros 12 estudantes de pós-graduação, cinco professores e 11 funcionários da instituição também participaram da ação.
Foram quase duas semanas de serviços oferecidos à população de Monte Negro, que fica a 250 km da capital Porto Velho e no distrito de Calama. Ao todo foram mais de 4 mil atendimentos realizados pelos participantes da expedição.
*Sob a supervisão de Mariana Bonora
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:




Fonte: G1

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.