Família produtora de leite mantém tradição holandesa no interior do Paraná
Onda de imigração europeia levou a família Bronkhorst para o município de Arapoti. No local, a cultura e costumes da Holanda são passados de geração em geração. Bronkhorst: tradição holandesa no campo
No século passado muitos imigrantes vieram para o Brasil em busca de melhores condições de vida. O município de Arapoti, no interior do Paraná, acolheu diversas famílias holandesas, entre elas, a Bronkhorst.
Colônias criadas na região permitiram que os imigrantes mantivessem suas culturas e tradições em território brasileiro. Foi assim que Nico aprendeu sobre a criação de gado e a produção de leite para seguir com os negócios da família.
O g1 foi até a cidade conhecer a cultura da família. Na região, Nico e sua companheira Tania fazem a produção de leite dos Bronkhorst girar em torno de 6.500 litros mensais. E o produto é vendido e distribuído no Brasil inteiro. VEJA NO VÍDEO ACIMA.
GENTE DO CAMPO: série do g1 apresenta pessoas inspiradoras do agro
DE ONDE VEM: por que é tradição enfeitar árvores para o Natal?
Família Bronkhorst
Luiz Franco, g1
Os três filhos do casal desejam seguir a tradição da família e continuarem no campo.
“Conversando com a minha esposa, pensamos que eles precisam estudar e seguir o caminho deles, mas os três querem ficar”, conta Nico, sorrindo pela alegria de ver a continuidade da tradição.
Os costumes, hábitos e cultura são repassados para os filhos. Eles estudam holandês para se comunicarem com familiares que moram na Europa e aprendem a cozinhar comidas típicas.
As colônias de Arapoti realizam eventos para promover a interação dos familiares dos imigrantes no Brasil, fortalecendo ainda mais a tradição holandesa na região.
Vacas recém-nascidas
Luiz Franco, g1
Vacas
Luiz Franco, g1
Mais sobre o Gente do Campo…
Pesquisador ensina comunidades tradicionais a trabalharem com cacau:
Gente do campo: Chocolatier ajuda comunidades da Amazônia a obterem renda com o cacau
Conheça como é feita a produção de uva; veja o vídeo
De onde vem a uva de mesa
Árvore pode levar até 12 anos para virar papel: g1 conheceu a produção desde a floresta
De onde vem o papel
Quilombolas usam técnicas centenárias de plantio que incluem observação da lua e roça de coivara; conheça
Gente do Campo: agricultores quilombolas do Vale do Ribeira
Fonte: G1