Janeiro Roxo: UBSs e Postos de Saúde da Família de Marília promovem campanha de combate à hanseníase
Durante a campanha serão desenvolvidas atividades de busca ativa em todas as unidades, consistindo, principalmente, na aplicação de um questionário simplificado, com 14 perguntas. UBSs e Postos de Saúde da Família de Marília promovem campanha de combate à hanseníase
Andrê Nascimento/g1
A Prefeitura de Marília (SP) realiza, durante o mês de janeiro, uma campanha de conscientização sobre a hanseníase nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Postos da Saúde da Família. A ação faz parte da programação do Janeiro Roxo.
Durante a campanha serão desenvolvidas atividades de busca ativa em todas as unidades, consistindo, principalmente, na aplicação de um questionário simplificado, com 14 perguntas, para ajudar o paciente e o profissional de saúde a identificar a suspeita da doença.
O horário de atendimento nas UBSs da cidade é das 7h às 18h. Os endereços e telefones para contato podem ser consultados neste link.
A doença
A hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. É transmissível e atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos como mãos e pés.
A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (fala, espirro ou tosse), durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento.
É longo o espaço de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sinais da doença. O paciente deixa de transmitir a doença para seus familiares ao iniciar o tratamento medicamentoso.
O que é a hanseníase e os números altos de contágio no Brasil.
Arte/G1
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Fonte: G1