‘Não vamos tolerar bagunça aqui’, diz governador após incêndio a ônibus provocado por retaliação a morte de homem durante ação policial
Declaração foi feita durante visita a Presidente Prudente (SP), nesta quarta-feira (24). Governador Tarcísio de Freitas visita obra do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Em visita oficial a Presidente Prudente (SP), na manhã desta quarta-feira (24), o governador do Estado de São Paulo disse que não irá tolerar agressão contra a Polícia Militar. A declaração foi feita após Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) ser questionado sobre a morte de um homem durante uma intervenção policial nesta terça-feira (23), que motivou um incêndio a um ônibus de transporte coletivo urbano.
O g1 questionou a ação da Polícia Militar que levou a morte do homem nesta terça-feira. Tarcísio explicou que os agentes agiram após a vítima, que já possuía antecedentes criminais, reagir a abordagem.
“Não se reage a abordagem policial, não se agride a polícia, porque a gente não quer o confronto de maneira nenhuma, mas se houver a polícia está preparada para agir e tem todo o respaldo do Estado para isso. Nós tivemos, infelizmente, um cidadão que acabou falecendo em função de não entender isso e nós tivemos três pessoas que resolveram atear o ônibus”, ressaltou o governador.
Tarcísio ainda disse que um menor de idade supostamente envolvido no incêndio já foi apreendido e uma mulher, que comprou o combustível utilizado no ato criminoso, já foi presa.
“Vamos prender os outros dois, porque não vamos tolerar bagunça aqui”, finalizou durante coletiva de imprensa.
VEJA TAMBÉM:
Ônibus de transporte coletivo é incendiado em Presidente Prudente; suspeitos citam retaliação por morte de homem durante intervenção policial
Homem é morto a tiros durante intervenção da Polícia Militar no Residencial Vida Nova Pacaembu 3, em Presidente Prudente
Ônibus de transporte coletivo é incendiado em Presidente Prudente (SP)
Incêndio motivado por retaliação
Um ônibus de transporte coletivo urbano foi incendiado na noite desta terça-feira (23), no terminal urbano da zona leste, em Presidente Prudente (SP) (veja no vídeo acima). Uma mulher, de 38 anos, confessou ter comprado a gasolina utilizada no incêndio e foi presa.
O motorista relatou aos policiais militares que havia estacionado o veículo no terminal, localizado na Avenida Tancredo Neves, para ir ao banheiro e, ao sair, se deparou com três pessoas próximas ao ônibus. Os suspeitos disseram para ele ficar quieto pois iriam atear fogo no transporte devido a morte de um colega do bairro.
Os envolvidos entraram no ônibus, lançaram gasolina e atearam fogo. Em seguida, eles fugiram do local.
Títulos de regularização
Ainda durante a coletiva de imprensa, o governador disse que pretende prorrogar o prazo para a regularização de terras em todo o Estado de São Paulo, que encerraria no dia 31 de janeiro.
“É uma prioridade, o nosso compromisso é fazer a regularização fundiária total do Estado de São Paulo. A gente quer dar título, dar escritura, dar matrícula para todos os assentados, para os pequeninhos, para os médios e para todos os grandes, ou seja, acabar com o conflito fundiário e com a insegurança jurídica aqui no Estado de São Paulo”, disse Tarcísio.
O governador ainda informou que procurou a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e encaminhará um projeto de lei que visa estender o prazo das concessões dos títulos.
Governador Tarcísio de Freitas visita obra do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Centro de Reabilitação Lucy Montoro
Durante o primeiro compromisso da agenda oficial desta quarta-feira, por volta das 9h, Tarcísio visitou o canteiro de obras de construção do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, na Rua João Joaquim Galindo, no Parque Residencial Servantes.
Conforme o governador, a obra deve ser concluída em maio e uma organização social deve iniciar a gestão do local no segundo semestre de 2024.
“A gente vai abrir o chamamento público em uma organização social que vai fazer, dentro da lógica de publitização da saúde que já está em vigor no Estado”, disse de Freitas.
Centro de Reabilitação Lucy Montoro está em construção no Parque Residencial Servantes, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Duplicação da Rodovia Ângelo Rena
Ao ser questionado pelo g1 sobre a obra de duplicação da Rodovia Ângelo Rena na região de Presidente Prudente (SP), prometida pela gestão anterior do ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio disse que o governo atual passa por um reajuste de contas e novos pacotes de obras devem ser lançados no segundo semestre.
“Esse ano a gente vai lançar o nosso pacote de infraestrutura, várias obras que haviam sido prometidas e não foram levadas a tempo vão estar previstas neste pacote, obras importantes para toda a região, inclusive esta”, relatou.
Agenda oficial
Ainda nesta quarta-feira, em Regente Feijó (SP), Tarcísio entregou maquinários a prefeitos de 60 municípios, em solenidade na Casa da Criança, que fica na Rua Antônio Carlos, n° 756.
Na conclusão da agenda regional, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) entregaram mais de mil títulos de regularização fundiária para pequenos, médios e grandes proprietários rurais do Pontal do Paranapanema, bem como títulos urbanos para moradores residentes na região, em evento no Recinto de Exposições de Euclides da Cunha Paulista (SP), com a presença do governador.
Segundo o governo paulista, o evento representa a maior entrega de títulos de regularização fundiária já realizada em São Paulo. Em setembro do ano passado, produtores do Pontal do Paranapanema já haviam recebido 684 títulos rurais, a primeira entrega oficial de documentos de propriedade de terras devolutas feita pelo governo a assentados da região.
Entrega de tratores para prefeitos de 60 cidades do Estado de São Paulo
Leonardo Bosisio/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Fonte: G1