Nível do Batalha fica abaixo dos 2 metros e DAE não descarta racionamento de água em Bauru
Reservatório atingiu nível de 1,44 metro na manhã de sexta-feira (12). O índice normal de operação do sistema, que é responsável pelo abastecimento de cerca de 40% de Bauru (SP), é de 3,20 metros. Nível do Batalha fica abaixo dos 2 metros e DAE não descarta racionamento de água em Bauru (SP)
Reprodução/TV TEM
A Lagoa de Captação do Rio Batalha em Bauru (SP) atingiu, na manhã de sexta-feira (12), o nível de 1,44 metro de profundidade. O índice normal de operação do sistema é de 3,20 metros.
A Lagoa de Captação é responsável pelo abastecimento de cerca de 40% da população da cidade, ou seja, quase 90 mil moradores.
Segundo o DAE, a escassez de chuvas em dezembro de 2023, a estiagem incomum em janeiro de 2024 e o aumento do consumo de água na cidade devido às elevadas temperaturas contribuíram para a diminuição anormal do reservatório.
A autarquia não descarta a possibilidade de implementar um sistema de rodízio no abastecimento, com o propósito de garantir a distribuição equitativa de água nos bairros abastecidos pelo manancial.
O DAE pede a colaboração da população para que priorize o uso da água para alimentação e higiene pessoal e evite práticas como banhos prolongados, lavagem de carros e calçadas com mangueira, assim como a lavagem de louças e roupas com a torneira constantemente aberta.
Em casos emergenciais de falta de água, a população pode solicitar caminhões-pipa através do 0800-77-10-195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou (14) 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por celular.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Fonte: G1