O que significa a palavra acarajé? Conheça curiosidades sobre o prato
Saiba quais são os ingredientes tradicionais da receita. Podcast ‘De onde vem o que eu como’ explica como é a produção de azeite de dendê no Brasil. Acarajé de camarão.
Divulgação.
Na língua africana iorubá, acarajé é a junção de acará (bola de fogo) + jé (comer) = “comer bola de fogo”.
Nesta semana, o podcast De onde vem o que eu como detalha como é a produção de azeite de dendê no Brasil e explica por que esse óleo é o mais produzido no mundo. 🎧OUÇA (abaixo) e, na sequência, conheça curiosidades sobre esse prato:
O acarajé é uma oferenda a Oyá, uma divindade do candomblé;
A receita foi trazida ao Brasil há 300 anos por mulheres africanas escravizadas;
O bolinho de acarajé é feito com o feijão fradinho, uma variedade de feijão-caupi;
O recheio do acarajé leva camarão, pimenta, vatapá, caruru e salada.
Rita Santos, coordenadora da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM), revela que a venda desse prato era uma importante fonte de renda para mulheres africanas no período da escravidão no Brasil:
“Quando as mulheres escravizadas eram alforriadas, elas vendiam acarajé nas ruas para comprar a alforria de outras pessoas escravizadas”, conta Rita.
A venda do acarajé pelas ruas deu origem a uma das primeiras profissões femininas do país. O Ofício das Baianas de Acarajé foi reconhecido como patrimônio cultural brasileiro em 2005 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
OUÇA OUTROS EPISÓDIOS:
VEJA OS VÍDEOS DA SÉRIE:
Água de coco não é tudo igual: veja quais tipos podem ser comercializados no Brasil
De onde vem o Pêssego
Fonte: G1