PROADI-SUS contempla a UPA de Tupã com teleconsultorias cardiológicas 24h
Especialistas são designados de hospitais de referência nacional para atender a Unidade de forma online. Unidade de Pronto Atendimento de Tupã
Prefeitura de Tupã/Divulgação
Com a finalidade de qualificar ainda mais os atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tupã, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) contemplou a Unidade com o Projeto Boas Práticas.
A iniciativa visa disponibilizar na UPA um aparelho informatizado para a realização de eletrocardiograma com acompanhamento e opinião profissional de um especialista da área em tempo recorde.
Através do Programa a UPA é atendida por profissionais do Hospital do Coração – Hcor e da Beneficência Portuguesa de São Paulo, que atuam 24h por dia no assessoramento dos médicos da Unidade.
Segundo informações, o Proadi-SUS disponibilizou na UPA de Tupã um computador portátil que permite a realização do eletrocardiograma em todos os pacientes com suspeita de síndrome coronariana aguda.
Junto ao sistema instalado os dados do exame são enviados para a central de laudos e o resultado fica pronto em até 10 minutos, agilizando todo o processo de atendimento do paciente. Caso o médico da Unidade tenha alguma dúvida a respeito da condução do caso, também é possível entrar em chamada de vídeo simultânea com o médico especialista que laudou o exame para auxílio no diagnóstico e na orientação do paciente para o tratamento definitivo.
Vale destacar que a UPA já conta com cardiologista plantonista e também tem o auxílio do Hospital Santa Casa para a resolução de casos de mudança no ritmo cardíaco, como explicou o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel ngelo de Marchi.
“O Programa nos dá a oportunidade de agilizar os atendimentos de quadros tão delicados como os de doenças do coração, além de poder contar com especialistas de hospitais de referência no Brasil todo, que podem fornecer opiniões concretas e tirar qualquer dúvida dos médicos da UPA”, disse.
Infraestrutura da Unidade de Pronto Atendimento de Tupã
Prefeitura de Tupã/Divulgação
Segundo informações da equipe da UPA, além de todo o acesso e auxílio do Programa, os pacientes examinados têm acompanhamento após 48h do ocorrido e, caso ainda estejam em tratamento, 1 mês após para a verificação da eficácia do tratamento recomendado para o caso clínico.
“É muito importante a UPA agora poder contar com esse programa que visa fortalecer cada vez mais os atendimentos públicos fornecidos a toda a população. Pude ver com meus próprios olhos o simples aparelho instalado, mas que já faz grande diferença no atendimento de casos de emergência como estes. Parabéns a todos os envolvidos para que a nossa UPA fosse uma das centenas de Unidade já atendidas pelo Proadi-SUS”, parabenizou o prefeito Caio Aoqui.
Atualmente, as doenças cardiovasculares são a maior causa de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo, com cerca de 24% dos óbitos ocorrendo devido ao infarto agudo do miocárdio.
Realizadores do projeto PROADI-SUS na Unidade de Pronto Atendimento de Tupã
Prefeitura de Tuã/Divulgação
Workshop
Representando a UPA de Tupã, o enfermeiro Diego Vassoler, esteve recentemente no workshop do Programa de Apoio a Desenvolvimento Institucional do SUS, que foi realizado em Brasília, onde foram abordados os números de atendimentos já realizados na UPA dentro do Programa.
Segundo Diego, já foram realizados cerca de 1.500 eletrocardiogramas com o acompanhamento de especialista do Hospital do Coração – Hcor e da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
“Isso para nós é muito importante, a UPA de Tupã ser contemplada, através da Secretaria de Saúde de Tupã, e conseguir o aparelho e a adesão ao Programa. Vale destacar que o Programa já tem trazido uma melhora e benefícios aos usuários do SUS, reduzindo drasticamente o número de eventos cardiovasculares que recebemos aqui na Unidade diariamente”, disse.
Fonte: G1