Sítio é atração com árvores frutíferas de várias partes do mundo
João Sestari é um produtor de frutas do centro oeste do estado de São Paulo e tem mais de 230 espécies das mais variadas frutas em sua propriedade. Sítio é atração com árvores frutíferas de várias partes do mundo
Reprodução/TV TEM
Visitar um sítio e experimentar uma fruta direto do pé, seja uma laranja, manga ou jabuticaba, é uma experiência e tanto. A pequena propriedade de João Sestari, que fica em Santa Rita D’Oeste (SP) tem mais de 200 espécies de árvores frutíferas.
Nascido e criado no campo, o proprietário conta que a renda de sua família vinha 100% do plantio de café, mas em um ano o cafezal foi afetado por uma geada muito forte, e os frutos queimaram. Foi então que ele resolveu tentar a vida na cidade grande.
Foi em Campinas (SP) que João teve contato com a primeira muda de árvore frutífera diferente das que ele conhecia. Ele trabalhou durante anos na área da saúde, e era responsável também pela horta do hospital. Foi lá que um amigo dele o apresentou a espécies diferentes de mudas frutíferas.
João sempre gostou muito de reproduzir mudas de frutas e, como ele tinha a intenção de retornar às origens no campo, no tempo que trabalhou cuidando da horta do hospital aproveitou para separar algumas espécies para que, quando aposentasse, pudesse plantar na sua propriedade.
Veja a reportagem exibida no programa em 18/02/2024:
Sítio é atração com árvores frutíferas de várias partes do mundo
Após 20 anos vivendo em Campinas, e com a chegada da tão sonhada aposentadoria, o produtor voltou a morar no campo e, com ele, levou mudas das mais variadas espécies de árvores frutíferas.
Atualmente, o pomar da família conta com mais de 230 espécies de frutas, algumas comuns como mamão, abacaxi e abacate, e outras bem diferentes, como ameixa de Madagascar, jabuticaba branca e biribá amazônico, e muito mais.
Observar a muda tomar forma e dar frutos é uma das coisas que o João mais gosta. “Não planto só para mim, planto para os pássaros, para o próximo, faço doações, eu não vendo nada aqui” disse o produtor.
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Fonte: G1