Tom de pêssego: conheça a cor de 2024 e veja dicas para harmonizar ambientes e objetos
🍑A cor de 2024 é sinônimo de criatividade, acolhimento e tranquilidade, tudo isso sendo representado em uma adaptação contemporânea para diversos ambientes. A cor de 2024 escolhida pela Pantone é um tom de pêssego
Pantone/Divulgação
Renovar os ambientes pode ser essencial para começar o ano novo com boas mudanças. Para quem deseja mais tranquilidade e conexões humanas, a cor de 2024 “Peach Fuzz” – um tom de pêssego -, pode ser a opção ideal. Especialista traz dicas para indicar quais espaços pintar e como harmonizar a decoração.
Todos os anos, a Pantone, empresa de padronização de cores, define a “Cor do Ano”, com base em tendências mundiais e pesquisas que consideram diversas variáveis, como questões culturais, sociais e até sentimentais.
Com um tom acolhedor, gentil e aveludado, a cor “Peach Fuzz” foi escolhida para promover a criatividade, tranquilidade e a conexão humana. “Tinha que expressar este desejo de estarmos próximos daqueles que amamos e a alegria que sentimos quando nos permitimos expressar aquilo que somos e só saborear um momento de quietude e solitude”, destacou a empresa.
A cor de 2024 promove tranquilidade, criatividade e a conexão humana
Pantone/Divulgação
Para a designer de interiores Thalía Soares, de Itapetininga (SP), a cor é como dizer “bem-vindos” a todos os nossos convidados. Ela deu dicas de como aplicar a cor em diferentes ambientes e objetos. Confira:
A atmosfera acolhedora proporcionada pelo tom pêssego, é ideal para locais onde as pessoas se reúnem para fazer refeições e socializar. A recomendação também é explorar o tom em salas de estar, quartos ou até mesmo em escritórios.
A especialista ressalta que a cor pode ser destacada com objetos e móveis dos cômodos em que será usada. No caso de uma sala de estar, pode ser um sofá, a almofada ou o tapete em tom de pêssego.
Segundo a Pantone, a cor ‘Peach Fuzz’ reflete o passado, mas foi remodelada para expressar um ambiente contemporâneo
Freepik/Divulgação
Além disso, a cor também é recomendada para itens com texturas aveludadas, de linho ou palha, como sugere um projeto de Thalía, com banquetas e lustres (veja acima).
“Para criar impacto visual podemos contrastar a cor pêssego com os tons de madeira ou verde, inserindo plantas no ambiente. A iluminação focada pode ser usada para realçar a cor nas paredes ou em peças decorativas, criando pontos de interesse visual”, acrescenta Thalía.
Apesar de ser a cor de destaque do próximo ano, o tom pêssego não precisa aparecer sozinho nas decorações. Azul marinho, verde escuro, rosa, tons neutros como bege, cinza e branco, são escolhas que harmonizam com o “Peach Fuzz”, acrescenta a designer.
“A combinação de pêssego com estes tons cria uma estética equilibrada e moderna, provando sua capacidade de se adaptar e realçar diferentes estilos de decoração” finaliza Thalía.
Conforme a designer interiores, o tom também pode ser usado em paredes
Thalia Soares/Arquivo pessoal
*Colaborou sob a supervisão de Matheus Arruda
Veja mais notícias na página especial Mercado Imobiliário do Interior
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Fonte: G1