Unidade do Cozinhalimento de Tupã forma duas turmas de confeitaria
Programa oferece formação em culinária numa cozinha semi-industrial. Participantes das aulas de qualificação profissional que foram ministradas no Cozinhalimento
Prefeitura de Tupã/Divulgação
A unidade de Tupã formou suas duas primeiras turmas, com aulas de 6 a 27 de novembro.
“Minha palavra final é gratidão”. Foi assim que a aluna Claudicéia da Graça Ferreira agradeceu pela oportunidade de participar do curso de confeitaria do programa Cozinhalimento.
No total, 21 pessoas aprenderam — por meio de convênio firmado entre o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos — técnicas para preparação de confeitos, com receitas completas de doces e coberturas.
“Fiz a inscrição porque gosto de mexer com alimentos. Pode ser que hoje eu não consiga trabalhar com isso, mas posso passar o que aprendi para meus filhos e netos. Gostei muito”, finalizou Claudicéia.
Participantes do curso aprendendo uma nova receita
Prefeitura de Tupã/Divulgação
As aulas de qualificação profissional foram ministradas no Cozinhalimento, que oferece aos participantes contato com a estrutura de uma cozinha semi-industrial.
Este curso teve a supervisão da nutricionista, Marilisa Machado Modelli Corrêa; carga horária de 20 horas semanais; sendo abordado na prática por Hamys Batista e Marlene Silva, especialistas na área.
A aluna Marieli Aparecida Pereira Vigido agradeceu aos professores, ao prefeito Caio Aoqui, e à primeira-dama do estado de São Paulo e também presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, pela oportunidade.
“Entrei no curso porque eu já trabalho na área, mas queria aprender mais. Será muito bom para a gente, posso aumentar minha renda e também cozinhar para os meus familiares. Acredito ter sido gratificante para todos nós”.
Turma de confeitaria da cozinha semi-industrial
Prefeitura de Tupã/Divulgação
A execução dos cursos resulta de recursos da “Escola de Qualificação Profissional”, cabendo ao município a aquisição dos insumos utilizados, assim como mediar a contratação dos instrutores, treinados pelo FUSSP.
O formando, Adilson Bueno de Morais, destaca ter sido uma experiência bastante positiva. “Quando tiver a chance de fazer um curso como esse, faça. Porque realmente é ótimo, tivemos experiências agradáveis, que levaremos para o resto de nossas vidas”.
Em dezembro, começaram duas turmas de pizzaiolo.
Assim como para os alunos de confeitaria, haverá uniformes gratuitos e certificação para os concluintes.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tupã e secretária municipal, Telma Tulim, ressaltou que o objetivo do programa é capacitar os cidadãos para o mercado de trabalho, proporcionar a inclusão social e o empreendedorismo.
“Eles estão levando uma bagagem importante, com dicas e truques essenciais. Porque o ramo alimentício é feito de alguns segredos que são o diferencial na carreira daquela pessoa. Nossa meta, enquanto secretaria municipal, é assegurar que as pessoas conquistem uma vida melhor, em vez de dar tudo pronto”.
Fonte: G1